Pirâmide Alimentar

21/07/2012 15:00

 

A Pirâmide Alimentar serve como base para nossa ingestão de alimentos diários, sendo que a base da pirâmide onde encontramos os óleos vegetais, sementes grãos e outros cereais integrais como(arroz integral, feijão, farinha de trigo integral = pães integrais, etc) devem ser ingeridos em maiores quantidades em relação aos demais componentes da Pirâmide. Conforme a Pirâmide vai subindo ocorre uma diminuição da recomendação dos alimentos nela contido. O ultimo nível da pirâmide é composto por carnes vermelhas, manteigas, arroz branco, pão branco, batata inglesa, macarrão e doces em geral.
Observe que na base da pirâmide os carboidratos sugeridos são de fontes integrais, ou seja, estes não passaram por processos industriais que modificam suas propriedades nutritivas, mantendo-se assim rico em seus nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, os que as tornam muito mais nutritivos, conseqüentemente sua ingestão aumenta a sensação de saciedade diminuindo assim a sensação de fome.
Como estes alimentos são mais nutritivos e muitas vezes menos calóricos, sua ingestão melhora o desenvolvimento da massa muscular, assim como pode também colaborar muito mais em dietas para perda de gordura, quando comparados a outros alimentos processados (industrializados) como os pães brancos, arroz branco e os açucares (doces).
É importante relatar também que os alimentos mencionados no topo da pirâmide podem levar a diversas doenças como, arterosclerose, diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, trombose, desnutrição, entre outros, principalmente no caso dos carboidratos como arroz branco, pão branco, doces e bolachas. Já no caso das carnes vermelhas, estas se forem de cortes contendo pouca gordura como: Patinho, Músculo, Coxão duro, etc podem ser ingeridas normalmente, beneficiando-se ainda das suas vitaminas do complexo B e do Ferro.
Hoje existe muitas padarias e supermercados trabalhando com a venda de alimentos integrais, isso é um ótimo meio de investimento para estas empresas, tendo em vista que esta nova forma mais saudável de se alimentar é tendência de mercado e esta vindo para ficar, não é modismo é uma mudança nas necessidades de consumo para melhora da saúde e qualidade de vida.
A pirâmide alimentar ao lado não é brasileira, porém preferi ilustrar ela pelo fato dos carboidratos processados ficarem junto com os doces, no topo da pirâmide.
É importante que para melhorar os hábitos alimentares um nutricionista deve ser consultado, este profissional quando bem capacitado vai lhe proporcionar uma grande ajuda.
 
 

PROF. DEIVES FRANCIS

PERSONAL TRAINER